segunda-feira, 18 de julho de 2011

Coerência pouca é bobagem!

Eu às vezes tenho a impressão de que a incoerência é coerente demais. Vocês não têm? A onda reacionária desde a última eleição presidencial  (Dilma x Serra) tem me deixado bastante inquieta. De repente, ouvi pessoas esbravejando em comentários virtuais: "petralhas!", "esquerda de merda!", "comunista come criancinha, é a favor do aborto, do casamento homossexual!". Caramba! Do dia pra noite essa conversa pipocou. Levei um susto. Primeiro porque essa "esquerda perigosa" relacionada ao PT muito me admira. Ora... desde que o PT passou à situação que essa divisão esquerda/direita no Brasil perdeu sentido. Pra não dizer que nunca houve sentido algum. Mas enfim... o fato é que, como um sonho, a internet virou palco de uma guerra entre: direita, politicamente incorretos, contra-aborto, contra-união civil gay, separatistas do sul e sudeste.... e esquerda, politicamente corretos, a favor do aborto, a favor da união civil gay e não-separatistas. Dois blocos bem definidos e suas bandeiras. Aparentemente poderíamos pensar: "Mas alguém pode ser de direita e a favor do aborto". Sim, obviamente. No entanto, o mais assustador de tudo isso é que algumas questões viraram coisa de "direita" ou de "esquerda". É...rapadura é doce mas não é mole não... E agora essa história da legalização da maconha. Acho que teve reacionariozinho caindo das pernas quando viu o FHC naquele documentário "Quebrando o Tabu", do cineasta Fernando Grostein Andrade. 



Como eu disse no início do texto, a incoerência é coerente, é sim! Tá tudo certo com o Fernando Henrique agora defender a legalização da maconha... não é coisa da esquerda não! Eu morro e não vejo tudo. Fissurada como estou no trabalho do filósofo italiano Franco Berardi, acabei descobrindo um site na internet intitulado "Capitalismo". Chega a ser engraçado um domínio www.capitalismo.com.br, mas existe. O autor - o colunista d'O Globo, Rodrigo Constantino - esclarece tudo: se você é a favor do capitalismo e contra o PT você:
1. É a favor da liberdade econômica
2. É a favor do livre comércio
3. É a favor de mais policiamento nas ruas e mais UPPs
4. É a favor do aborto
5. É contra impostos altos
6. É a favor da liberdade de expressão
7. É a favor da legalização das drogas
8. É a favor da união civil gay.

É simples gente! Se você acha que essa lista não é nem um pouco coerente está por fora! Esse é o novo padrão de coerência. O único problema é que é uma coerência oportunista. Quando convém ao capital, que venham os abortos, drogas, direitos das minorias! Quando não convém... coisa de petralha, comunista, intelectualzinho de esquerda... Pois é! Eu ainda quero viver bastante pra ver o PSDB defendendo a reforma agrária e censurando a Veja...

Um comentário: